Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Ubuntu 9.10
No dia 29/10/2009 a Canonical liberou a nova versão do Ubuntu que tem o codinome Karmic Koala.

De cara a primeira mudança é a tela de login que agora é em um tom chocolate acompanhada de detalhes brancos. Depois do login percebe-se que o tom chocolate acompanha o novo tema padrão, no qual ficou bem interessante, pois antes era um marrom mais claro e um pouco brilhante.

Para emails ainda continua o Evolution, porém houve uma mudança no mensageiro instantâneo, que agora é o Empathy, que consegue acessar as redes do Windows Live, Yahoo!, Gmail, Jabber… e outras.

O Emapthy tem uma interface muito limpa, tanto que nas janelas de conversa não tem nem o botão de enviar (também nunca vi ninguém usando). E o melhor é que ele abre as conversas em abas, mas se for necessário é só ir em ABAS>DESTACAR ABA que ela abrirá em sua própria janela. E quanto ao status da conta, ele fica ao lado do nome do usuário no canto direito superior da tela, fazendo uma boa integração com o desktop.

O Firefox que vem instalado é a versão 3.5, com a pequena diferença de vir com o botão de “+” nas abas, no qual não acontecia se instalasse essa versão do Firefox em versões anteriores do Ubuntu.

Na parte de multimídia o Totem é o reprodutor padrão de vídeos e o Rhythmbox o de músicas. Os pontos legais de cada um é que o Totem faz uma integração direta com o o YouTube e o canal da BBC, enquanto isso o Rythmbox tem integração com a Last.fm, um bom gerenciador de PodCasts, tem opção de adicionar plugins como Status do Mensageiro, Letras de Músicas, rádios e muito mais.

Na parte de produtividade de escritório ele vem com o OpenOffice 3.1 que é compatível com os documentos do Microsoft Office, inclusive os do 2007.

Um recurso totalmente novo é o Ubuntu One, que é um sistema de armazenamento de arquivos na web que te dá 2 GB de espaço de graça e se precisar de mais será por um baixo custo. O grande diferencial dele é que você pode facilmente compartilhar esses arquivos entre pessoas e computadores.

Outra mudança foi Adicionar/Remover Programas que agora é a Central de Programas do Ubuntu. Ficou mais intuitiva a busca por programas e a descrição de cada programa é muito boa.

No quesito acessibilidade foram adicionados vários recursos e 23 novas linguagens ao sistema.

Agora o que ficou realmente impressionante é a velocidade do sistema, tudo é executado muito rápido! O pessoal do Phoronix fez uma comparação entre o Ubuntu 9.10 e o Mac OS X 10.6 ( http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_karmic_leopard&num=1 ) onde o Ubuntu ganhou 12 dos 26 testes e na maioria dos outros ficou em um “empate técnico”. E também a edição especial para os notebooks que é a NetbookRemix

Para quem ficou interessado pode conseguir o Ubuntu 9.10 Karmic Koala de duas maneiras : baixando e pedindo os CD’s.

Baixe de um dos links abaixo :

Ubuntu 9.10 Desktop x86 – link direto

Ubuntu 9.10 Desktop x64 – link direto

Ubuntu 9.10 Desktop x86 – torrent

Ubuntu 9.10 Desktop x64 – torrent

Ubuntu 9.10 Netbook Remix – link direto

Depois disso é só gravar a imagem ISO em um CD.

A outra opção é fazer o pedido do CD no site da Canonical :

1 – Acesse o ShipIt

2 – Clique em “Request a CD of Ubuntu Desktop Edition”, então você será redirecionado para uma tela de login. Preencha o campo de email e marque a opção “No, I want to create an account now” (Não, eu quero criar uma conta agora) e clique em “Continue”.

3 – Vá no seu email e clique no link de continuação.

4 – Agora em Display Name preencha seu nome e logo após digite e redigite sua senha, e clique em “Continue”.

5 – Preencha os campos, nos quais em português são : Nome, Organização, Endereço, Cidade, Estado, CEP, País e Telefone. Ao terminar clique em “Submit Request. Detalhe : Ele não aceita que preencha os campos com acentos ou ‘ç’.

6 – Pronto ! Agora é só esperar de 4 a 6 semanas que o CD’s chega em sua casa, lembrando que tudo isso é sem custo algum!

Anúncios

2 thoughts on “Ubuntu 9.10 Karmic Koala

  1. Amigo, simplismente tenho uma coisa a dizer!
    Que bom que existe o Ubuntu, as outras distribuições são boas, mas não tão boas como a Ubuntu, é a distribuição do linux que mais cresce em todo mundo.

    Infelismente eu utilizo muito o windows xp ( que é o melhor ) não sei que deu na cabeça da microsoft de falar que o Windows 7 é incrivelmente simples.
    De simples não tem nada, o xp sim!
    O windows 7 so para funcionar suga 800 MB de memoria ram (Com o aero ativado) o Xp consome 200 mb .
    Fui joga GTA IV no 7 e descobri uma porcaria.
    So tinha liberado de memoria grafica 200 mb :S
    gráfico ficou la no minimo.. aff..
    No xp tava liberado 490 mb .. ou seja tudo .. pude joga no Alto ..

    Olha eu gostária de parabenizar o pessoal da Ubuntu pelo otimo e seguro sistema!

    • É isso mesmo, o 7 ficou muito bem feito, mas ainda tá “capengando”, o WIndows XP ainda vai reinar. Tipo o PES não roda lisinho no 7 e outros jogos também, por exemplo o GTA IV que pede um Core 2 Quad nas recomendadas, nem querendo ele roda de boa no 7.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s