Instalando o Photoscape [Wine]

ATENÇÃO: ESTE POST É ANTIGO, E UTILIZAVA VERSÕES DO WINE E DO PRÓPRIO PHOTOSCAPE QUE HOJE PODEM SER CONSIDERADAS DESATUALIZADAS. Ademais hoje recomendo que se você já é usuário Linux a algum tempo, que busque conhecer outros editores básicos que possuem um bom potencial (como o http://www.xnview.com/en/xnretro/, pra quem curte filtros) e são livres. Temos também editores online que já fazem a grande maioria das funções que vimos aqui, como o editor do Google+.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————–

O Photoscape é um software distribuído gratuitamente que possibilita resultados bem profissionais na área de edição de fotos, até mesmo para aqueles que não conseguirem encarar algo no nível do GIMP. Seu editor trabalha com alterações de diversas características, desde fatores como correção de cor e ajuste de tamanho, até a incrementação de textos, balões, molduras e filtros. Tudo com bastante praticidade. Ele também apresenta um esquema para criar páginas com diversas fotos em vários tipos de divisórias personalizadas, um criador de animações .gif e um conversor de arquivos RAW (tipo de arquivo de imagem obtido em câmeras profissionais e semi-profissionais, que apresenta qualidade alta por não ter a compressão de formatos inferiores) para JPEG.

Entretanto, não faz parte do pacote da central de programas do ubuntu, pois foi desenvolvido para windows. Portanto precisamos utilizar o wine para a sua instalação!

Primeiramente, baixe o arquivo .exe, o que pode ser feito no site oficial. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em “abrir com carregador de aplicativos wine”, ou simplesmente dê dois cliques:

Logo ele irá executar o instalador. Siga o processo confirmando todas as solicitações indicadas:

Ao final da instalação ele já irá oferecer para executar o programa. De qualquer maneira, para ter acesso pelo menu, basta ir em aplicativos>wine>programas>photoscape>photoscape:

E pronto! Aí está seu photoscape no ubuntu. Aproveitem!

Anúncios

12 thoughts on “Instalando o Photoscape [Wine]

  1. Olá, um ótimo tutorial…parabéns!
    E a performance dele? O programa não fica pesado sendo emulado pelo Wine?

    Abraço,
    Paulo Rogério.

    • Olá Paulo, valeu pelos elogios. Quanto a performance, é fato que ele fica um pouco mais lento no wine do que o utilizado em Windows, ao menos no meu computador ficou um pouco sim, mas vale lembrar que isso varia de uma máquina pra outra. O que acontece é que ele demora alguns segundos ao carregar os filtros, mas a diferença nunca me atrapalhou, e como os resultados são os mesmos… fico com ele no ubuntu! Espero que aproveite.

  2. boa mesmo cara. o photoscape é sem duvida um dos melhores app para edição de imagens amador.
    o gimp é bom só que ele é muito profissional e o picasa fica devendo e muito.

  3. BLZ DE POST ROLOU TUDO CERTINHO SO QUE NO FINAL NAO DA PRA SALVAR A FOTO PELO PHOTSCAPE DIZ QUE E SO PRA VISUALIZAR E NAO DA PRA SALVAR, MEMS ASSIM OBRIGAO

    • Olá Nayara, respondi a mesma situação pro Renato nesse post. Dê uma olhadinha lá. A situação não é a mesma pro problema, mas acredito que a justificativa seja a mesma. Em todo caso, se houver como você autorizar a instalação, não vejo problemas, o Ubuntu sempre dá um aviso de segurança para arquivos executáveis…Valew!

  4. Ola amigo valeu mesmo pela dica… mas não estou conseguindo salva as alterações feitas nas fotos… como vc fez ??? o que posso fazer ???

    • Olá Renato. Me desculpe pela demora na resposta… Infelizmente parece que houve uma incompatibilidade da mais recente versão do Wine com o Photoscape, o que impossibilitou drasticamente seu uso… Me parece que algumas pessoas resolveram a situação instalando a versão anterior (1.1.31), que funcionava blz, quando fiz o tutorial. É uma má notícia pra nós, mas eu pessoalmente resolvi investir mais no Gimp por hora. Vale lembrar que existem outras opções, mais simples, mas eficientes de gerenciadores e editores simples pra linux, como o Picasa, o próprio F-Spot, entre outros. Vamos torcer pra que o erro possa ser corrigido mais pra frente!

    • De nada 😉

      Outra dica, Se você está atraz do photoscape por causa dos filtros estilo instagram, talvez se interesse por esse programa:

      http://www.xnview.com/en/xnretro/

      Baixando a versão para linux, você precisa descompactar e clicar no executável com o nome do programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s