A Web, o Software e o Livre

A web contribuiu, e está contribuindo, bastante para a divulgação de projetos com software livre. E melhor ainda, está ajudando na forma de como ele é desenvolvido, mantido, divulgado… Enfim, hoje, com a popularização da internet temos um desenvolvimento mais rápido, e com mais mentes participando, independente de local, idade e por aí vai.

Esse avanço está baseado em uma tendência, que já é realidade efetiva, que é a Computação em Nuvem, que tem como objetivo principal trazer as aplicações, que antes eram “presas” aos desktops, para a web. Fazer essa mudança possibilita grandes avanços como não depender de um computador específico para realizar determinadas ações, poder acessar de qualquer lugar e em diversos meios (celulares, notebooks, netbooks) e outro ponto interessante é minimizar a “carga” nos computadores, pois a única ferramenta necessária é o navegador, porque todo o trabalho pesado é feito na nuvem, ou seja, em servidores que ficam exclusivamente para esse tipo de aplicação.

Ainda tem outros pontos como não precisar se preocupar com a instalação de nada, não preocupar com atualizações entre outras várias outras coisas que pode deixar de preocupar.

Tá, web isso, web aquilo… mas cadê o software livre nisso tudo?

Ele está exatamente imerso nisso tudo, pois para  que a web sirva como base para que sofwares rodem nela precisamos das ferramentas e para tal temos as linguagens de programação, os serviços, as plataformas, as frameworks e, o mais importante, a contribuição da(s) comunidade(s). E é nesse ponto que o conceito de software livre se encontra, é na contribuição para que tudo isso aconteça.

Temos bons exemplos de software livre para web como :

  • WordPress – plataforma de blogs (o que usamos);
  • Joomla, Opencms, Drupal, Plone – Gerenciador de conteúdo;
  • Moodle – EaD, Educação a distância;
  • MySQL e Postgres – Sistema de Banco de Dados;
  • Apache – Servidor web;
  • PHP, Python, Java, Perl, Ruby – linguagens de progamação para web.

E isso é só o começo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s