Incrementando sua área de trabalho com Screenlets!

Em termos de customização, já mostramos aqui que o Ubuntu apresenta diversos recursos bem interessantes graças ao Compiz/Emerald. Mas pra quem sente falta de “algo à mais” do estilo das gadgets (Windows Vista e Seven) ou mesmo do dashboard (Mac OS), deve ficar satisfeito em conhecer os screenlets. Eles formam um conjuntos de mini-aplicativos que podem ser associados à sua área de trabalho de diversas maneiras, apresentando um bom resultado estético, dependendo de como você os utilizar, dependendo de como você os utilizar. Entretanto alguns podem ser considerados desnecessários, sendo apenas um complemento pra quem quer dar um “estilo” diferente em seu Ubuntu.

O processo de instalação é bem simples, já que faz parte dos programas padrão dos repositórios do Ubuntu. Basta ir à Central de Programas do Ubuntu e procurar por screenlets que ele será instalado. Para os fãs dos processos via Terminal, o comando é o seguinte:

sudo apt-get install screenlets

Difícil não? 😉

Você poderá acessá-lo através do menu Aplicativos>Acessórios. Uma pasta será criada automaticamente em seu diretório padrão, e logo ele entrará no Gerenciador de Screenlets:

Para instalar algum deles, basta dar um clique duplo que ele logo aparecerá em sua área de trabalho. Para mantê-lo aparecendo sempre que ligar o computador, basta marcar “Auto-inicializar no login”. Observe que, clicando no screenlet, aparecerá uma engrenagem , onde você poderá editar as configurações relacionadas à ele, como a presença em todas as áreas de trabalho, tamanho, etc… O Gerenciador lhe mostrará os que vêm por padrão com ele, mas você pode pegar mais on-line clicando em “get more screenlets”.

Dessa maneira fica fácil ter algo do estilo das Gadgets. O screenlets te permite até colocar aquela barra lateral (que no meu, por exemplo, num combina com nada), padrão do Vista…

Agora, e quanto ao dashboard? Pra quem quiser que seus screenlets se mantenham ocultos e só apareçam ao clicar em uma tecla específica, dando aquele efeito com o fundo escurecido, deve fazer isso pelo compiz. O processo é simples: dentro das configurações do screenlets escolhidos, vá no menu opções e marque  “Tratar como Widget”. Isso fará seu screenlet desaparecer da área de trabalho, portanto faça com todos que você desejar. Agora vá no Gerenciador de configurações do Compiz, dentro de Sistema>Preferências e ative a Camada de Widgets. Você pode escolher a tecla de atalho, que no meu caso é só F9. E Pronto! O resultado deverá ser algo assim:

Experimentem e pesquisem por mais screenlets, personalizem o quanto quiserem!

P.S.: Pra quem quiser outra alternativa, um pouco mais simples, mas também bem interessante, experimente os gDesklets.


Anúncios

2 thoughts on “Incrementando sua área de trabalho com Screenlets!

  1. Muito boa explicação Marcos! Bem detalhada e além disso o visual me lembra o “mac” !!!
    Aproveito também para parabenizar enquanto a escolha da foto da área de trabalho do seu pc.

    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s