Fazendo fotos 3-D no GIMP: Mapeamento de profundidade.

O 3-D está voltando com tudo pros cinemas, agora com a tecnologia de polarização da luz para dar aquele efeito de profundidade quando usamos os óculos das salas de 3-D Digital. Bem diferente é claro, daquele 3-D que foi visto em filmes como Shrek-3-D e Pequenos Espiões 3-D. Aquele era o 3-D anaglífico, que pode ser encontrado em diversas imagens e até vídeos. Existem diversos softwares específicos pra produção desse tipo de imagem, muitos livres, como o AnaBuilder. Por um tempo, pensei em apresentar um desses softwares aqui no blog, explicar sua instalação, etc. Mas depois que descobri que tudo poderia ser feito no bom e velho GIMP, resolvi bolar esse tutorial.
Esse tutorial busca mostrar detalhadamente como gerar uma foto 3-D a partir de uma técnica chamada Mapeamento de Profundidade, que usa de apenas uma foto para obter o 3-D. Mas durante o processo também poderá ser aplicado a mesma técnica usada para o 3-D a partir de um par de fotos (estéreo). Para esse último, sugiro uma lida nessa explicação aqui de como tirar a foto, já que no vídeo pode não ficar muito claro…

” Meça a distância da câmera até o primeiro objeto que aparece no plano. Chame essa distância de D. Tire a primeira foto. Desloque a câmera horizontalmente para a direita (importante; não gire a câmera nem mova num plano vertical) num valor de (1/30) x D, e tire a segunda foto. Pronto. Você já tem seu par estéreo.”

Com estas instruções básicas, acredito que você nem vai precisar ver os primeiros 3 minutos, pode ficar meio redundante mas… o pessoal do youtube precisa de uma mãozinha! Ah, lembre-se de assistir na maior resolução possível, faz uma diferença…

Parte 1/2:

Parte2/2:

Logo abaixo está a imagem que você pode usar pra fazer os óculos, caso ainda não tenha. Clique nela pra ter o tamanho original, imprima em folha A-4.

Observação: o uso em excesso desses óculos pode causar cansaço nos olhos, por isso “divirta-se com moderação”!

Anúncios

4 thoughts on “Fazendo fotos 3-D no GIMP: Mapeamento de profundidade.

  1. Um comentário para dizer: sem comentários.
    auhshuasuhasuhasuhaush

    Muito booa a aula.
    E uma dica: eu vi pessoalmente o resultado, é muito shoow.
    Usem o óculos e percebam!

    Novas vídeo-aulas com o Novo UBUNTU!
    Aguardem! xD

  2. Parabéns pelo tutorial! Era justamente o que eu estava procurando.

    Comigo, seguir exatamente o tutorial, em algumas imagens, não deu certo. Percebi que pintar todo o fundo de preto tem um resultado melhor que usando o degradê. Ou, pelo menos, uma visualização mais “rápida” do efeito. Ae ir clareando o mapa, aos poucos, com todas as camadas ativas e usando o óculos, até achar o ponto certo.

    Outra coisa é na hora de deslocar as camadas. Consegui resultados melhores movendo só a camada vermelha e com valores abaixo de 10 (-10). Acho que depende de cada imagem.

    O tutorial é tão fácil, que não tem como esquecer hehehe

    • Pois é Alexandre, a técnica é meio aloprada, pode proporcionar resultados muito maneiros ou meio sem graça! Mas fico satisfeito em saber que conseguiu pegar o jeito e que a vídeo aula ficou boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s