Criando Panoramas com Hugin

Fotografia é um dos meus hobbies favoritos e hoje vamos falar de um processo bem interessante: criar panoramas com software livre.

Primeiramente, um pouco de técnica. Como tirar fotos para montar um panorama? Bom, na teoria, basta você tirar várias fotos de uma cena, girando sobre um mesmo eixo. Mas é preciso ter certos cuidados. O primeiro é deixar a sua câmera colada com seu corpo, pra evitar que ela suba ou desça de uma foto para a outra. Nestes casos, é sempre bom ter um tripé, mas não é obrigatório, se você tiver atenção nas fotos. O segundo problema é a transição brusca de uma cena para a outra. Lembre-se que o software que vai montar seu panorama vai tentar procurar elementos em comum entre duas fotos para ligá-las e “deformá-las” de acordo com o ângulo de inclinação. Em fotos com elementos mais próximos da câmera, será necessário um cuidado maior, pois ao girarmos um pouco só a câmera, já temos uma visão bem diferente da cena em perspectiva. Como exemplo para vocês, fiz essa montagem com as fotos que tirei para o panorama que usaremos no vídeo:

Observe que eu até exagerei com algumas fotos, que possuem muitas informações repetidas das outras. O ideal é que se tome o cuidado de ter pelo menos 20% de uma foto já repetida na outra, para que as ligações saiam perfeitas. As fotos também podem ser tiradas com a câmera em modo paisagem ou retrato. No modo paisagem, serão menos fotos, mas o seu campo de visão final será menor. Já no modo vertical, mais fotos, para um campo de visão maior.

Agora… mãos à obra! Tire suas fotos, de preferência em um plano aberto, tomando cuidado com estes detalhes. Em seguida, assista ao vídeo, onde eu apresento o software que vamos utilizar e como criar panoramas com ele:

Site do Oficial do Hugin: http://hugin.sourceforge.net/

E então? Conseguiram? Mais pra frente posto um artigo sobre os tais LittlePlanets.

Dúvidas? Por favor, comentem abaixo.

Anúncios

One thought on “Criando Panoramas com Hugin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s