Como ter o Gnome Clássico no Ubuntu 12.04

Com o lançamento do Ubuntu 12.04, teremos a primeira LTS (Long Term Support) do Ubuntu a utilizar por padrão o ambiente gráfico Gnome com o Unity. Apesar de estar muito mais estável e usual, muita gente ainda não gosta da nova interface, e sente falta do bom e velho Gnome 2, que foi o ambiente padrão do Ubuntu até sua versão 10.10. Se você é um desses, relaxe, pois tudo tem solução!

Tudo o que você tem que fazer é instalar um pacote e você terá seu Gnome Clássico de volta. Vá na Central de Programas e procure por  gnome-panel. Ou simplesmente entre no terminal e digite:

sudo apt-get install gnome-session-fallback

Após a instalação, faça logoff e mude seu ambiente gráfico na tela de login, clicando no ícone acima da caixa de texto onde você insere a senha. Clique nas imagens abaixo para ver os resultados:

Você provavelmente irá notar as barras brancas na lista de janelas em abaixo. Isso é porque o tema ambiance sendo utilizado foi feito para o unity. Mas assim como no Gnome Clássico de antes, você pode configurar como desejar essas características. Efeitos gráficos especiais continuam disponíveis com o Compiz.

A única diferença fundamental agora é que para alterar a configuração de qualquer painel ou miniaplicativo você deve ter as teclas SUPER (logotipo do windows) + ALT pressionadas, ao clicar com o botão direito do mouse. Assim você poderá adicionar ou remover painéis e miniaplicativos, como eu fiz na última imagem. Adicionei a docky, mudei o tema de ícones e troquei o miniaplicativo do menu por um mais simples.

Você pode inclusive adicionar o appmenu, que era utilizado para emular o menu global nos aplicativos do Gnome2. Para isso é preciso instalar o pacote indicator-appmenu-gtk2 na Central de Programas. Ele estará disponível para adicionar como miniaplicativo no painel. Este pacote, entretanto, é instável pode quebrar com frequência.

O melhor de tudo é que algumas melhorias como as barras de rolagem inteligentes, o maximizar automático ao encontrar nos cantos, e o soundmenu continuam disponíveis, fazendo do Ubuntu 12.04 uma experiência agradável, independente de qual ambiente gráfico você preferir.

Anúncios

One thought on “Como ter o Gnome Clássico no Ubuntu 12.04

  1. Pingback: Instalando o Gnome Shell no Ubuntu | UbuntuGK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s