Personalizando seu Ubuntu 12.04

Desde a mudança de ambiente gráfico na versão 11.04 do Gnome Clássico para o Unity, o Ubuntu passou a ter uma limitação forte no que diz respeito a possibilidade de personalizarmos sua aparência e efeitos em geral. Felizmente, isso vem sido superado cada vez mais nas últimas versões e já existem ferramentas que nos permitem fazer uma série de coisas para deixar o Ubuntu mais ao nosso gosto. Vamos apresentar aqui as principais e suas utilidades.

  • Gerenciador de Configurações do Compiz: O bom e velho gerenciador de efeitos gráficos especiais para o Linux está presente nos repositórios padrão do Ubuntu. Observe que muitos efeitos já estarão ativados se você estiver rodando o Ubuntu padrão (Unity 3D). Caso use o Unity 2D, então o driver de sua placa de vídeo não permite recursos de aceleração 3D, e não conseguirá rodar o Compiz. O interessante do Gerenciador de Configurações do Compiz, é que nele você poderá ativar efeitos não relacionados ao Unity que estão disponíveis, como as famosas Janelas Gelatinosas, Opacidade e Saturação, e Animações além das instaladas por padrão. Mas agora com Unity, você também encontrará o ícone do Ubuntu Unity Plugin. Entrando nele você deverá ver uma série de opções relacionadas ao seu novo ambiente gráfico. No geral o que deve te interessar estará na aba “experimental”, onde você poderá mudar o tamanho, opacidade e comportamento da barra lateral, a opacidade da barra superior… Até mesmo o comportamento dos menus! Dito isso temos apenas uma recomendação importante: NÃO DESABILITE O PLUGIN DO UNITY. Fazendo isso você ficará sem ambiente gráfico e terá que ter pelo menos um terminal aberto para carregar outro ambiente pelo seu comando padrão.

Você pode instalar o Gerenciador de Configurações do Compiz procurando-o na Central de Programas ou através do comando:

sudo apt-get install ccs-manager compizconfig-settings-manager
  • Ubuntu-Tweak: Ferramenta já conhecida pela maioria dos usuários, o Ubuntu-Tweak apresenta a vantagem de servir como um gerenciador de diversas características do seu sistema, não só a parte gráfica. Logo no painel de entrada você recebe informações do sistema e poderá navegar entre questões de segurança, atualização do sistema, limpeza de cachê, teclas de atalhos, configurações do nautilus, instalação e desinstalação de aplicativos, habilitar repositórios, etc… são várias as soluções que ele fornece. Embora muitas possam ser encontradas nas “Configurações do Sistema”, é interessante ter todas integradas na janela deste aplicativo.

Para personalizar a parte gráfica, você deverá ir para a aba ajustes. Lá estão disponíveis configurações da tela de login, configurações do Compiz (bem mais simplificadas que a do Gerenciador de Configurações do Compiz) e do Unity, também mais simplificadas e organizadas que as do Compiz. Há uma aba para trocar temas de ícones e das janelas, onde você pode adicionar novos temas de ícones pelo próprio aplicativo! Você poderá também adicionar e editar as quicklists da barra lateral. Outra coisa interessante é que o aplicativo verifica se o seu ambiente gráfico usa o Unity 3D ou 2D, de maneira a disponibilizar as configurações possíveis para cada um.

Você pode baixar o instalador do Ubuntu Tweak no site oficial do projeto: http://ubuntu-tweak.com/

  • MyUnity: Dentre as diversas ferramentas que foram surgindo desde o lançamento do Unity para a sua personalização, esta foi provavelmente a que mais se destacou. Ela apresenta uma interface simples e objetiva para a configuração do Unity e dos Temas de Interface e Ícones do sistema. Basicamente, o Ubuntu Tweak apresenta tudo que ela tem e muito mais, porém esta é mais focada. Assim como o anterior, o MyUnity também diferencia quando você está no Unity 3D ou 2D. Além disso, ela possui uma característica interessante, de ficar disponível dentro do Aplicativo de Configurações do Sistema, após instalado:

Para instalar o MyUnity, basta procurá-lo na Central de Programas, ou simplesmente executar no terminal:

sudo apt-get install myunity

Dependendo do quão longe você quiser ir, uma ferramenta pode ser mais útil que a outra. Faça sua escolha e divirta-se! 🙂

P.S.: Se estiver procurando uma ferramenta para personalizar o Gnome-Shell, ambiente gráfico do Gnome3, então experimente o gnome-tweak-tool, que é voltado para este ambiente, e que também muda temas como os acima citados.

Anúncios

11 thoughts on “Personalizando seu Ubuntu 12.04

  1. Pingback: O que fazer após instalar o Ubuntu 12.04 | UbuntuGK

  2. Pingback: O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 « ubuntugk

  3. Pingback: O que fazer após instalar o Ubuntu 12.04 «

  4. Olá boa noite. Sou novo com o ubuntu e tentei fazer o efeito gelatinoso nas janelas, fiz tudo que está no tutorial mas não deu certo. apareceu a mensagem que estava em unity 2D e era necessário unity 3D. uso o ubuntu 12.04 tem alguma forma de mudar para unity 3D? Desde já muito obrigado.

    • Olá Gustavo! Tem sim, mas antes é preciso ver se você tem como usar o Unity 3D. O 2D é uma versão simplificada do mesmo ambiente, que não apresenta os mesmos recursos gráficos e por isso não usa o compiz (que traz as janelas gelatinosas). Pra mudar pra ele, basta você fazer logoff da sua sessão e na hora de entrar clicar na logo do ubuntu e escolher o unity normal. Mas antes disso, vc tem que levar em consideração que se você foi colocado no 2D como default, é porque seu driver de vídeo não suporta os recursos de aceleração 3D OU não foram instalados corretamente. Se for o caso de instalação, lembre-se de verificar no aplicativo “Drivers Proprietários” (acho que é esse o nome) se seu driver de vídeo está ativado. O Ubuntu 12.10 é a primeira versão a vir sem o Unity 2D instalado por padrão, pois segundo eles eles conseguiram “fazer o Unity ficar compatível” com as placas de vídeo sem recursos de aceleração 3D”. Mas eu acredito que isso pode ter gerado uma perda de desempenho considerável. Se isso não resolver, me passe as suas informações de hardware pra eu tentar te ajudar melhor.

      • Bom Mateus, sou novo no apenas com ubuntu mas com computadores e no entendo muito, mas acho que alguma coisa com drives de video mesmo. Cara me desculpa a ignorancia mais o que so informaes de hardware? Memria? se for 4GB de RAM e 640 de HD se no for isso desculpa mesmo a ignorancia.

        Date: Thu, 20 Dec 2012 23:57:28 +0000 To: gustavo_boy017@hotmail.com

      • Relaxa Gustavo, estamos aqui para ajudar!
        A informação em si seria qual o modelo da sua placa vídeo e processador. Se você estiver em um note com processador intel (i3,i5,i7) não precisa correr atrás do modelo da placa de vídeo, ela é embutida. Já se o processador for um AMD, vc provavelmente terá uma placa ATI. O seu modelo também pode ser um nVidea.
        Mas antes disso, certifique-se se os drivers proprietários estão instalados. o Processo é o mesmo que indicamos na letra “a” desse artigo: https://ubuntugk.wordpress.com/2012/04/26/o-que-fazer-apos-instalar-o-ubuntu-12-04/
        Basta procurar pelo menu. 😀

      • Então cara, no geral, os drivers da intel (em especial os que acompanham os processadores dessa geração i5, i7, etc) não costumam dar problema, são detectados automaticamente pelo sistema. Mas para ativá-los, e por consequência poder usar o Compiz e as janelas gelatinosas, você deverá ir para o aplicativo que eu estava falando, através do seu menu do Ubuntu, se nele não estiver listado nenhum driver, eu recomendo experimentar o 12.10. Se fosse um processador e placas de vídeo mais simples, eu recomendaria experimentar outro abiente gráfico, mas neste caso, você com certeza tem o que é necesssário para rodar o 3D! É só questão de ter o driver instalado mesmo.

      • Vlw cara!!! Muito obrigado pela sua pacincia comigo, j que possvel vou continuar tentando aqui. se der certo te aviso se no der te pertubo de novo.

        Date: Fri, 21 Dec 2012 00:57:55 +0000 To: gustavo_boy017@hotmail.com

  5. Pingback: O que fazer após instalar o Ubuntu 13.04 | ubuntugk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s