Dropbox: simplifique sua vida.


Neste caso o slogan resume. Já precisou compartilhar uma foto, uma música ou um documento com uma pessoa e não quer usar o email para isso? E quando a tarefa é divulgar para muitas pessoas, pegar o email de todas elas pode ser um saco. Mais fácil seria apenas divulgar um link e todas fazem o download individualmente. O Dropbox funciona como um HD virtual, assim como o Ubuntu One, a vantagem é que o primeiro é multiplataforma.

Vou mostrar como instalá-lo no Ubuntu 12.04.

Em primeiro lugar, vá ao terminal (Ctrl+Alt+T) e digite o seguinte comando:

$ sudo nautilus -q

Agora, vá ao site oficial do dropbox. Clique em Download Dropbox.

Escolha sua versão do Ubuntu (32-bits ou 64-bits). Testei apenas com a versão 32 bits, mas deverá funcionar para a 64 também.

Salve o arquivo em um  pasta do seu computador.

Agora vamos instalá-lo com o Gdebi. Basta clicar em cima do .deb que você acabou de salvar e ir em: Abrir com o instalador de pacotes GDebi.

Em seguida, uma tela surgirá, clique em Instalar pacote e coloque sua senha de administrador.

Ao terminar, uma outra tela aparecerá, nela, escolha Restart Nautilus. Em seguida, clique em Próximo. Outra tela surgirá na sequência, nesta clique em Start Dropbox.

Uma janela do Dropbox vai sugir. Apenas clique em OK.

Aguarde o download do Dropbox terminar.

Automaticamente, uma tela do Dropbox vai surgir. Se você tiver uma conta do Dropbox, escolha a segunda opção. (Em seguida faça o login). Daqui pra frente assumirei que você não tem uma conta. Portanto, deixe marcada a primeira opção e clique em Next.

Preencha o formulário com seus dados, aceite o termo de compromisso e clique em Next. Sua conta será criada.

A próxima tela pergunta qual plano você quer. Entenda os preços, e de acordo com sua necessidade escolha o plano. Vamos no plano gratuito de 2 Gb. Deixe a primeira opção marcada e clique em Next.

Se deseja mudar o local da pasta e outras configurações, escolha Advanced. Eu e o programa, recomendamos a primeira opção: Typical. Clique em Install.

Uma tela explicativa surgirá, sugiro que faça o tour para aprender como funciona o programa. Ao terminar o tour clique em Finish. Sua pasta do dropbox será aberta no Nautilus.

Para compartilhar seus arquivos, basta copiá-los para a pasta do Dropbox. Ele avisará quando o upload tiver terminado (um check verde indicará). Depois clique com o botão direito e vá no menu dropbox. Escolha Copy Public Link. Agora é Ctrl+V e compartilhar. =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s