Noise: meu player de música favorito

Durante um bom tempo, estive a procura de um player de música que realmente me deixasse satisfeito no Linux. E há muitos players. Sério. Depois de ter passado pelo Banshee, o Rythmbox, o Tomahawk, o Guayadeque, o Musique e o Xnoise, finalmente consegui me encaixar em um, que vou mostrar aqui.

Noise ou Beatbox?

Antes, é necessário explicar a origem desse player. Há alguns anos atrás, os desenvolvedores do Elementary OS desenvolveram uma versão minimalista do Rythmbox denominada Rythm-e. O projeto foi amadurecendo e eles criaram um player totalmente diferente, quase que do zero, denominado Beatbox. O Beatbox, como quase tudo que o elementary team faz, apresenta uma interface muito semelhante ao seu primo no MacOS: o iTunes. Acima de tudo, a visualização das capas levada a sério, em uma interface simples e organizada. Acontece que o Beatbox era instável quando comecei a usar ele (Ubuntu 11.04). Sempre que eu queria carregar minha biblioteca de música (que graças há um amigo, tem quase 850 álbuns), ele morria no meio do processo :(.

Finalmente, alguns meses atrás, o elementary team anunciou uma nova fork de seu player, e passou a adotar o Noise como player oficial, embora o projeto beatbox se mantenha em desenvolvimento. Ambos podem ser instalados no seu Ubuntu 12.04 sem problemas, mas como meus problemas com o Beatbox permanecem, estou mais do satisfeito em ficar como o Noise :). Caso não funcione bem pra você, experimente o irmão mais velho dele, aqui. O Beatbox e o Noise ainda estão muito semelhantes um ao outro, mas o Beatbox já possui suporte a dispositivos como o iPod.

Agora… conheça o Noise:

Layout inicial, com barra de playlists (esquerda) e Mídia similar + Música atual (direita) .

Ao clicar em um álbum, a lista de músicas aparece, em uma popup simples, sem sair na janela de navegação. Você pode movê-la ou fechá-la se quiser.

Todas as barras laterais podem ser minimizadas. Há integração com o Ubuntu Sound Menu. O player também possui um equalizador simples.

Se você prefere a navegação em listas ou colunas, como no Rhythmbox, aqui está. Há integração com as notificações do sistema.

Edição de metadados simples, acessada com clique do botão direito em uma faixa de música.

O ícone estranho no canto superior direito é devido ao pacote de ícones que estou utilzando. Você pode dar uma olhadinha em como ficam outros temas no fim do post.

Vale ressaltar que ele pode apresentar alguns bugs, por ser um projeto bem mais recente. Se você quiser realmente estabilidade e recursos avançados de gerenciamento de sua bilioteca de música, este pode ainda não ser o seu player favorito.

Instalação:

Entre com os seguintes comandos no terminal. São duas ppas, uma para o a biblioteca sqlheavy, e outra para o Noise em si.

sudo add-apt-repository ppa:nemequ/sqlheavy
sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install noise

Procure pelo Noise em sua dash e permita que ele escaneie sua pasta de música. Você também pode ativar a sincronização com sua conta Last.fm, por onde o aplicativo encontra “mídias similares”.

Keep rocking with Linux 😉

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

5 thoughts on “Noise: meu player de música favorito

  1. Pingback: Coverart Browser: o plugin que faltava para o Rhythmbox « ubuntugk

  2. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this blog. It’s simple, yet effective.
    A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between user friendliness and appearance. I must say that you’ve done a great job with this.

    Also, the blog loads extremely quick for me on Chrome.
    Outstanding Blog! If you need to twitter for business you should definitely keep the twitter bank account
    up to date.
    buying twitter followers will certainly substantially improve your relevance as well as trustworthiness.

    • Hey, thank you!

      We use a wordpress free template, as for now we’re not premium, but this one fits nice with our brand, wich also intends to be very clean.
      Unfortunately, our time is getting short and we are not dedicating to the blog as we should :(. This includes posting and sharing. I’m responsible for our account on facebook and I’m trying to keep things up to date; But my friend, who is responsible for the twitter account has been more occupied than me. Hopefully till the end of the semester will be able to fix this.

      Thanks again for the praise and advices! 😉

    • Olá Diogo!

      Eu pelo menos não conheço, e acredito que seja difícil ter, já que o projeto ainda é meio novo, e muito exclusivo do elementary team. Atualmente, voltei para o Rhythmbox junto com o plugin cover-art-browser, que satisfaz bem às minhas necessidades, e ele possui plugin para procurar letras sim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s