Recoll: uma lente útil (de verdade) para seu Ubuntu

A dash é um painel que permite acesso rápido e prático a tudo o que você precisa em seu sistema operacional. Bom, quase tudo. Desde o início do uso da interface unity, diversos desenvolvedores resolveram experimentar, criando novas lentes de pesquisa, que podem ser adicionadas e alternadas através da barra inferior da dash. Daí surgiram lentes para designers, fotos, e-books, contatos, receitas de cozinha! WTF???

Não sabe cozinhar? Tem preguiça de pesquisar no Google? Seus problemas acabaram! 😛
Créditos ao Eduard Gotwig pela imagem.

Enfim, são muitas lentes, e na minha opinião, se tornam um pouco exageradas, especialmente aquelas que te direcionam pra algo que vc acha na web também. Opiniões a parte, existe uma lente que realmente me surpreendeu e que se mostrou muito usual. É a Recoll, uma lente para pesquisa dentro dos arquivos do seu HD.

Espera aê… a dash já não faz isso? Não exatamente. O esquema de pesquisa da dash tem como referência o nome de arquivos. O que a Recoll faz é pesquisar dentro do conteúdo de arquivos, te mostrando inclusive arquivos que possuem os termos pesquisados dentro deles.

Mas isso não é tudo. Através do painel da Recoll você ainda pode refinar sua pesquisa, escolhendo entre tipos de arquivos e adicionando termos avançados de pesquisa. Por exemplo, você pode usar o termo AND para pesquisar por alguma coisa e outra coisa  ou usar o termo OR para pesquisar por alguma coisa ou outra coisa. Interessante não? Você pode definir o autor do documento a ser pesquisado, o ano de criação, e assim vai. Tudo isso é possível graças aos métodos de pesquisar fornecidos pela linguagem Query utilizada pelo aplicativo. Para conhecer melhor sobre como usar estes recursos avançados, dê uma olhada nessa página: http://www.lesbonscomptes.com/recoll/usermanual/rcl.search.lang.html.

Pesquisa avançada através das lentes Recoll

Ficou interessado? Então vamos para o processo de instalação! Execute, um a um, os seguintes comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:recoll-backports/recoll-1.15-on 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install recoll-lens recoll

Ao reiniciar, a lente já estará disponível em sua dash. Mas o processo ainda não está completo. Procure em sua dash pelo aplicativo da Recoll. Dentro dele, vá para o menu arquivo (file) e clique em updated index. Isso iniciará o longo processo onde ele irá varrer todos os seus arquivos. Todas as pesquisas avançadas realizadas través da lente do Recoll também podem ser feitas por este aplicativo, mas você não precisará mais abrir ele toda vez que quiser pesquisar por algo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s