9 Extensões úteis para seu Gnome-Shell

Sem dúvidas um dos pontos fortes do Gnome-Shell em relação ao Unity é a capacidade de se personalizar suas características. Mostramos, há algum tempo, como instalar o Gnome-Shell no seu Ubuntu. Agora é a vez de apresentarmos algumas extensões que consideramos úteis para seu novo ambiente gráfico. Todas elas podem ser instaladas, ativadas e configuradas (caso permitam configurações extras) pelo fantástico site de Extensões

Antes, recomendamos a instalação do seguinte aplicativo, que permite configurar algumas extensões sem necessidade de se estar no site:

sudo apt-get install gnome-shell-extension-prefs

1. User Themes

A extensão favorita de todos, permite a instalação dos mais diversos temas para seu shell. Uma rápida busca no site DeviantART pode te retornar alguns dos fantásticos temas para seu novo ambiente gráfico, que são desenvolvidos em css. Para instalar e modificar seus temas, é preciso ter o gnome-tweak-tool, que pode ser facilmente encontrado na Central de Programas do Ubuntu, ou simplesmente ser instalado pelo comando:

sudo apt-get install gnome-tweak-tool.


Link: https://extensions.gnome.org/extension/19/user-themes/

2. Activities Configurator

Se você não gosta da aparência botão “Atividades” no canto superior esquerdo do seu Gnome-Shell, esta extensão te permite modificar o texto exibido, escolher um ícone, ocultar o texto, e até mesmo desativar o botão.

Link: https://extensions.gnome.org/extension/358/activities-configurator/

3. Journal

Os ex-usuários do Unity poderão compensar a falta da janela inicial da dash com essa extensão, que cria uma terceira instância no seu shell com uma lista de seus documentos acessados com mais frequência ou mais recentemente. Você também pode filtrar a pesquisa por tipo de documento.

Link: https://extensions.gnome.org/extension/62/journal/

4. Dash to Dock

Na minha opinião, uma das mais fantásticas extensões, faz com que a dock lateral de aplicativos, que você visualiza quando acessa ao shell, esteja sempre visível, mesmo sem entrar no mesmo. Você ainda pode configurar se esta vai se auto-ocultar, desviar de aplicativos, ou nunca se esconder. O tamanho dos ícones, a cor de fundo, a velocidade da animação de surgimento e até quais ícones devem ou não aparecer na dock podem ser configurados.

Link: https://extensions.gnome.org/extension/307/dash-to-dock/

5. Media Player Indicator

Na falta do SoundMenu do Ubuntu, essa extensão irá transformar o seu menu de configuração de volume em um controlador de seus players de músicas. Você pode configurar também linha de reprodução da música, playlists e mudar com um simples clique o tamanho da capa de álbum. Como você pode ver, ele exibe até mais informações que o menu do Ubuntu:

Link: https://extensions.gnome.org/extension/55/media-player-indicator/

6. All-in-one Places

Outra extensão extremamente configurável, é a All-in-one Places, que cria um acesso rápido para seus locais favoritos. Ele também exibe documentos recentes e permite limpar a lixeira rapidamente.

Link: https://extensions.gnome.org/extension/299/all-in-one-places/

7. Alternative Status Menu

Sentiu falta dos botões “hibernar” e “desligar” no seu menu? Bom, essa extensão devolve os itens para seu lugar:

Link: https://extensions.gnome.org/extension/5/alternative-status-menu/

8. Maximus

Esta peculiar extensão faz com que suas janelas maximizadas percam sua barra de título, afinal, porque esta enorme barra se o nome do aplicativo aberto já aparece no painel? Você pode desmaximizar os aplicativos puxando a própria barra superior para baixo.

Link: https://extensions.gnome.org/extension/354/maximus/

9. Window Buttons

Integrada com a Maximus, essa extensão te permite simular o comportamento das janelas no Unity, embora ainda sem o menu global. O que ela faz é criar botões de fechar (e se você quiser, maximizar e minimizar) na barra superior. Nas configurações, você pode escolher o comportamento, a aparência e a ordem dos botões. Ativando as opções “Control only maximized windows” e “Hide if there are no maximized windows”, você terá um comportamento mais semelhante ao do unity, porém podem haver alguns problemas. Portanto que fique o aviso: esta extensão ainda é muito experimental!

Link: https://extensions.gnome.org/extension/426/window-buttons/

Esta foi nossa lista, mas é claro que há muitas outras extensões que te permitem brincar mais com seu Gnome-shell. Há algumas que buscam retornar ao estilo do bom e velho Gnome 2, outras que trazem animações e outras que deixam as coisas mais minimalistas. Você pode ativar e configurar todas elas no https://extensions.gnome.org/.

Anúncios

6 thoughts on “9 Extensões úteis para seu Gnome-Shell

    • Hahahah acho que devemos isso aos desenvolvedores das extensões que mantém elas ativas! Embora acho que uma ou outra possa estar descontinuada para algumas versões do GNOME.
      Pena que eu não consegui fazer o mesmo com o blog 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s