Ubuntu Gnome Remix 12.10 lançado

Para aqueles que não se deram bem com o Unity, ambiente gráfico que o Ubuntu vem adotado desde sua versão 11.04, mas que ainda gostariam de ter um ambiente recheado de efeitos e animações, o Gnome Shell está aí e pode ser instalado paralelamente ao Unity, como já mostramos neste artigo.

Felizmente temos também uma segunda opção para o Gnome Shell, já que finalmente foi desenvolvida uma versão do Ubuntu que traz unicamente o Gnome Shell por padrão. Esperando um dia entrar na família junto com Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu, o Ubuntu Gnome Remix é a prova de que a distribuição Linux favorita de muitos usuários continua livre e adaptável às mais diferentes necessidades e interesses.

A versão 12.10 do Ubuntu Gnome Remix possui algumas diferenças fundamentais do Ubuntu que vem com o Unity, portanto antes de instalá-lo, talvez você queira dar uma olhada nesta lista:

Aplicativos que vem com o Ubuntu que não estão no Gnome Remix e seus respectivos substitutos:

  • Unity — Gnome Shell (Dũh :P);
  • Central de Programas do Ubuntu — Gnome Packagekit (que possui seu próprio gerenciador de atualizações);
  • Ubuntu One — nenhum;
  • LibreOffice — Abiword e Gneumeric;
  • Firefox — Web (Epiphany);
  • Lightdm — gdm;
  • Compiz — Efeitos gráficos padrão do GS com Mutter;

A razão pela qual estes aplicativos não estão aí por padrão é que o Ubuntu Gnome Remix busca fornecer ao usuário uma experiência Gnome mais pura, semelhante a que seria se de fato já tivéssemos um GnomeOS, ou seja, utilizar ao máximo os apps desenvolvidos para este ambiente. Obviamente todos os citados acima (com exceção do Compiz) podem ser instalados e utilizados como você faria em qualquer Ubuntu.

Também por essa razão, o tema padrão é o Adwaita e não o Ambiance/Radiance, e no lugar dos ícones do Unity, estão os ícones do Gnome. Mas não se preocupe, o Ubuntu Gnome remix já vem com o Gnome-tweak-tool instalado por padrão, assim você pode mudar estes temas, bem como alterar outras coisas que não te agradam no Gnome Shell, como a ausência de botões minimizar e maximizar nas janelas.

Por fim, há alguns programas que você poderia esperar em uma distribuição Gnome pura que não estão instalados por padrão. Os principais são:

  • Nautilus 3.6 (vem com o Nautilus 3.4, já que seu sucessor retirou algumas funções queridas pelos usuários);
  • Gnome BOXES (Um VirtualBox-like);
  • Gnome Documents;

Como já citado, estes podem ser instalados ou atualizados posteriormente.

Mas afinal, o que vale mais a pena… instalar o Ubuntu Gnome Remix ou simplesmente instalar o Gnome Shell no Ubuntu?

A resposta acaba sendo pessoal mas, no geral, é interessante que você experimente diversos ambientes gráficos e que no fim, fique com apenas um. Ter dois ambientes gráficos instalados irá pesar um pouco seu Ubuntu, além de que ter aplicativos feitos para o Unity junto com aplicativos feitos para o Gnome pode parecer um pouco inconsistente, quase como se você tivesse aplicativos KDE instalados no seu Ubuntu. Portanto, a escolha é sua, basta decidir se você tem ou não paciência para ficar instalando estes aplicativos que você mais precisa ;). Talvez você sinta falta de alguns recursos novos do Unity, como a integração com os WebApps, mas vale lembrar que o Gnome Shell também possui sincronização com contas online e seu navegador Epiphany permite a criação de WebApps com apenas um clique:

Ficou interessado? Então faça o download da ISO diretamente ou via torrent, nesta página.

Anúncios

6 thoughts on “Ubuntu Gnome Remix 12.10 lançado

    • Hudson, o que importa é que temos a escolha! 😀
      Eu gosto muito do Unity, mas infelizmente meus drivers de vídeo não se deram muito bem com ele. 😦

  1. Pingback: Sincronize sua agenda google do Android com seu calendário do Gnome Shell « ubuntugk

  2. Mateus ml, tudo bem? O que exatamente acontece com o Unity e os seus drivers de vídeo?

    Fiquei curioso porque eu tive um laptop com a famigerada placa de vídeo SiS 671, sem aceleração gráfica, consequentemente eu não conseguia usar o Unity 3D, muito menos o Gnome Shell. Simplesmente impossível. Eu só usava o Unity 2D. Agora, você disse que consegue usar o Gnome Shell, porém tem problemas ao usar o Unity? É isso mesmo? Provavelmente seu caso é diferente do meu. 🙂

    • Pois é Brunces, a situação deve ser diferente. Acontece que minha placa de vídeo suportava a aceleração 3D (é uma ATI RADEON, não me lembro bem agora qual modelo). A deficiência era da maneira como este driver trabalhava com o Unity (e provavelmente o Compiz). Mesmo funcionando no modo 3D, o ambiente ficava lento. Só para chamar a dash e realizar uma pesquisa era meio mundo… Então arrisquei com o Gnome-Shell e deu certo. Pelo que ando lendo, isso é deficiência de algumas séries da ATI, tanto os drivers open-source quanto os proprietários, tanto que minha irmã tem um notebook com processador i3, rodando driver de vídeo open da Intel e o desempenho com o Unity é simplesmente fantástico XD. Agora, voltando ao seu caso, se seus drivers realmente não consiguem suportar a aceleração gráfica eu realmente recomendo buscar algo mais leve. O XFCE e o LXDE estão bem maduros e dá pra fazer bastante coisa com eles. Também vale lembrar que o atual Ubuntu (12.10) “jogou” fora o Unity 2D porque dizem que agora ele consegue emular uma versão mais leve do Unity que pode ser suportada por drivers mais modestos, mas eu não acredito muito nisso, só testando pra ver mesmo 😛

      • Mateus ml, eu não tenho mais aquele laptop (a propósito, era um Positivo – nunca mais!) Hoje tenho um Samsung, i5 com placa de vídeo Intel, e tanto o Unity quanto o Gnome Shell rodam lisinho. Mas é bom saber sobre esse problema aí das séries da ATI. Eu não sabia. Valeu pela informação. Abraço. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s