Sincronize sua agenda google do Android com seu calendário do Gnome Shell

Chovem aplicativos na PlayStore para gerenciamento de tarefas, e o próprio Android puro já vem com um método fácil de adicionar atividades para serem feitas durante o dia, semana ou mês. Basta clicar em algum dia do seu calendário e configurar um evento, com direito a alarme e tudo. Mas isso não é grande novidade, há muito tempo já tínhamos essa funcionalidade nos sistemas operacionais desktop. O ambiente gráfico Gnome Shell, por exemplo (presente no Fedora, Ubuntu Gnome Remix e diversas outras distros linux), apresenta ao lado de seu calendário uma lista com sua “agenda” pessoal. A questão é que quase ninguém (pelo menos que eu conheço) usa este recurso.

Gnome_calendario_1

Isso ocorre porque ao tentar adicionar uma atividade, você é redirecionado para o Evolution, o aplicativo de emails e calendário. Eu pessoalmente nunca me animei com configurar conta nestes aplicativos, porque tudo o que preciso está no gmail, dentro navegador mesmo 😦 ! Então por que não unir o melhor de dois mundos? A grande vantagem da agenda via Android nos celulares é que estamos com ela em mãos toda hora, em especial quando precisamos marcar estes compromissos. Acontece que tudo o que você faz na sua agenda no Android pode ser sincronizado com a sua conta google agenda. E se você pudesse sincronizar sua conta google agenda com o seu calendário do Gnome Shell, sem precisar do Evolution? Bom… aqui vai…

1 – Instale algumas dependências que são necessárias, entrando com o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install python-gtk2 python-dbus python-gdata python-iso8601 python-gnomekeyring

2 – Baixe o seguinte aplicativo, que fará o serviço pra você: https://github.com/vintitres/gnome-shell-google-calendar/downloads ;

3 – Extraia o arquivo onde quiser;

4 – Execute o arquivo gnome-shell-google-calendar.py e adicione suas informações de login:

 /usr/bin/python /pasta/onde/extraiu/gnome-shell-google-calendar-master/gnome-shell-google-calendar.py

5) Adicione o gnome-shell-google-calendar.py aos seus aplicativos iniciados junto com o sistema. Para isso, você deve procurar pelo programa “Aplicativos de Sessão” e adicionar o comando, seguindo o caminho onde ele está:

Gnome_calendario_2

Se tudo correr certo, você já poderá ver sua agenda criada no Android apresentada no calendário do Gnome Shell!

Gnome_calendar_4

Gnome_calendario_3

Útil, não?

Dica obtida a partir dessa conversa.

Anúncios

6 thoughts on “Sincronize sua agenda google do Android com seu calendário do Gnome Shell

  1. Muito legal! Seria interessante fazer o botão Abrir calendário, abrir o navegador e cair direto no google agenda do usuário. Mas muito legal a dica. Parabéns!

    • Valeus!

      De fato seria bem interessante se desse pra fazer isso. Não acho que seja impossível, mas tem que fuçar mais a fundo nas questões do gnome-shell…

    • Na verdade, acabei de dar uma olhada aqui e parece que o arquivo onde nós precisaríamos mexer para conseguir isso é o dateMenu.js (mais especificamente, linha 209), que está dentro da pasta /usr/share/gnome-shell/js/ui , mas francamente eu ainda não entendo muito de JavaScript e muito menos do esquema dos arquivos e comandos do GS 😛
      Enfim, fica a dica caso alguém consiga!

      • Ainda não consegui sincronizar perfeitamente, mas para o botão open calendar o comando a baixo resolveu meu problema:
        gsettings set org.gnome.desktop.default-applications.office.calendar exec “chromium-browser ‘https://www.google.com/calendar'”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s