Instalando a OpenCV no seu Ubuntu

A OpenCV opencv-logoé uma famosa biblioteca livre e multiplataforma de funções para programação em C/C++ voltada para algoritmos de Visão Computacional. Atualmente ela também está disponível para outras linguagens, como Python e Java. Para os curiosos de plantão, com ela você pode gerar alguns algoritmos interessantes, como detecção de rosto, de movimento, gerar histogramas e usufruir de alguns recursos de processamento de imagens. Por isso tem sido muito adotada para pesquisa em Universidades.

Se você quer começar a brincar com ela, basta seguir esses passos abaixo!

Instalação

Apresentamos aqui o método mais simples, que é a instalação da versão disponível nos repositórios do Ubuntu. Caso seu Ubuntu seja o 12.10, essa será a OpenCV 2.3.1. Caso esteja no 13.04, essa será a OpenCV 2.4.2. Até a presente data, nos repositórios da OpenCV consta a versão 2.4.4;

Abra seu Terminal (via dash, ou pelo atalho CTRL+ALT+T), copie e cole lá o comando abaixo:

sudo apt-get install g++ libopencv-dev

Lembre-se, para colar algo no terminal via atalho, você deve usar CTRL+SHIFT+V
Este comando irá instalar o g++, compilador de C++ e a OpenCV (e consequentemente mais uma porrada de bibliotecas que vão vir com ela). Opcionalmente, você ainda pode instalar os pacotes python-opencv (para ter a OpenCV com python), opencv-docs (exemplos e documentação) e ffmpeg (para trabalhar com conversão de vídeo e áudio, sobre a qual falamos aqui).

Testando

Agora que sua biblioteca já está instalada, vamos ver se está tudo certo!

Para isso eu peguei um dos samples disponibilizados pela própria OpenCV (que também está aqui). O nome do algoritmo é houghcircles.cpp e o que ele faz é aplicar a Transformada de Hough para detecção de círculos em uma imagem. No caso, a imagem inical já é fornecida pelo exemplo, com o nome de board.jpg e deve estar na mesma pasta que o algoritmo:

board.jpg, nossa imagem de entrada

board.jpg, nossa imagem de entrada

Primeiramente, devemos compilar o código no terminal. Abra o terminal novamente e navegue até a pasta onde está seu algoritmo, utilizando o comando cd, por exemplo:

cd Downloads/Exemplos_OpenCV/

Downloads é a minha pasta padrão de downloads e Exemplos_OpenCV foi uma pasta que criei lá. Depois, execute o comando para compilar o houghcircles.cpp, com o g++:

 g++ -ggdb `pkg-config --cflags opencv` houghcircles.cpp -o houghcircles `pkg-config --libs opencv`

Lembre-se de substituir houghcircles.cpphoughcircles pelo nome do seu algoritmo, se ele não for esse. Feito isso, já podemos executá-lo!

./houghcircles.cpp

E…

A imagem é exibida com os círculos detectados!

A imagem é exibida com os círculos detectados!

Interessante, não? Há muito o que explorar nessa biblioteca e estou realmente empolgado para começar a estudá-la. Experimente alguns outros exemplos, como o facedetect, que te mostra a detecção de rosto a partir da sua webcam ou de uma imagem qualquer fornecida de entrada. Eu consegui alguns testes bem satisfatórios…

"What kind of bird... Are you?

“What kind of bird… Are you?

Dúvidas? Poste abaixo!

Até a próxima! 😀

Anúncios

5 thoughts on “Instalando a OpenCV no seu Ubuntu

  1. Mto boom o post, ja trabalho com opencv para trabalho de visão computacional faz mais de 1 ano e em todos as versões do ubuntu que instalei tive problemas apenas para instalar, essa foi a primeira vez que pegou de primeira! Sem precisar de mais alguns pacotes como sempre!

    Parabéns!!

    Ps: Por algum motivo deu problema no LINE_AA e HOUGH_GRADIENT diz que faltou declarar no escopo, mas isso é fácil de consertar!

    • Olá Kevin!

      Me desculpe pela demora na resposta!

      Basta alterar os casos em que cada um ocorre por:

      CV_HOUGH_GRADIENT

      ou

      CV_AA

      Valeus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s