Instalando o Ubuntu 12.04 LTS Dual Boot

Olá pessoal! Ontem foi o dia de lançamento de mais uma versão do Ubuntu e, para acompanhar, aqui vai o tutorial de instalação. Só uma observação antes de começarmos, se você vai fazer esse dual-boot com o Windows XP então será necessário que desfragmente-o e particione-o antes de instalar o Ubuntu. Caso seja uma versão mais recente do Windows, aparecerá a opção Instalar o Ubuntu Lado a Lado com o Windows no item no. 5 da lista.

  1. Baixar o ISO
    Baixe o arquivo da imagem do Ubuntu 12.04 LTS no site do Ubuntu.
    Você pode gravá-lo em um CD, ou gravar a imagem no pen drive.
  2. Dar o boot pelo CD
    Altere as configurações na bios para que o computador inicie pelo CD, ou pen drive caso tenha gravado no pen drive.Quando o computador estiver iniciando aperte a tecla DEL (delete), se isso não funcionar repare que terá informando a tecla seguido de … – TO ENTER SETUP, veja qual foi a tecla mencionada e pressione ela.O próximo passo é achar onde está o menu de sequência de boot, e então alterá-la para o desejado. Siga as instruções na parte inferior da tela para navegar pelos menus. Tome muito cuidado ao fazer as alterações na bios.Feito tudo isso coloque o CD/Pen Drive e reinicie o computador. O instalador iniciará em seguida.
  3. Iniciar a instalação
    Se você chegou até aqui, saiba que a parte mais difícil já passou.

    Então nessa primeira tela selecione a linguagem do sistema.
    Caso você queira testar o sistema antes de usá-lo clique em Experimentar o Ubuntu, caso contrário clique em Instalar o Ubuntu.
    Nesse tutorial vou seguir diretamente pela instalação.

  4. Preparando para instalar o Ubuntu


    Nessa próxima tela o instalador vai verificar os requisitos básicos para a instalação continuar. Caso você tenha acesso a internet marque a opção Baixar atualizações enquanto instala, e marque também, caso queira, o Instalar esse programa de terceiros, que instalará o codec de MP3. Continue.

  5. Tipo de Instalação
    Até algumas versões atrás essa era a parte mais complicada do instalador, porém hoje está tão simples fazer o dual boot que basta selecionar a opção Instalar o Ubuntu ao lado do Windows 7.


  6. Instalar o Ubuntu ao lado do Windows 7
    Nessa próxima tela decidimos o quanto de espaços ficará para cada sistema. Com o mouse no meio dos quadradinhos arreste e defina o quanto desejar.


  7. Aviso de confirmação
    Quando você tiver clicado em Instalar agora irá aparecer uma mensagem pedindo a confirmação para as mudanças e falando que algumas operações de redimensionamento podem levar algum tempo. Clique em continuar.


  8. Instalação
    A partir de então a instalação ocorrerá, enquanto isso algumas perguntas serão feitas, como hora local, layout do teclado, seu nome e uma senha, e por fim perguntará se tem alguma configuração do seu Windows que você deseja importar.




  9. Finalização
    Após todo esse processo agora a instalação concluirá automaticamente, quando pronta o instalador pedirá que você remova o CD ou o Pen Drive e reinicie a máquina.


  10. Pronto!
    Pronto, seu Ubuntu já está rodando ao lado do Windows.


  11. Pós-instalação
    Dê uma olhada no artigo que o Mateus publicou falando o que fazer após instalar o Ubuntu 12.04.

28 thoughts on “Instalando o Ubuntu 12.04 LTS Dual Boot

  1. Pingback: Instalando o Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin) Dual Boot | UbuntuGK

  2. Muito bom tutorial, mas minha grande duvida é se o Ubuntu a compartilha com o Windows a mesma partição?

    • Olá Vilmar! Então, o Aindows e o Ubuntu (ou melhor, qualquer Linux) trabalham com sistemas de arquivos diferentes. No caso do Windows, sua partição provavelmente terá o sistema de arquivos FAT32 e o Ubuntu ficará com uma EXT4. Isso significa que eles não ficam na mesma partição e mais, o Windows não conseguirá acessar nada da sua partição do Ubuntu. Já o Ubuntu, consegue ler ambos os sistemas de arquivos e portanto acessar sem problemas a partição do Windows, montando ela de maneira semelhante a que você abre um pendrive no seu navegador de arquivos. Minha dica pra quem é iniciante e vai fazer um dual-boot e deixar um espaço um pouco menor para o Ubuntu, de maneira que ele tenha o necessário para o sistema e novos programas, e use a sua partição do Windows para armazenar a maioria dos arquivos, assim você pode acessar seus dados por ambos. Para facilitar o processo, crie um atalho no nautilus (navegador de arquivos do Ubuntu) para entrar rapidamente na sua pasta user do Windows.

  3. Boa tarde. Baixei o Ubuntu 12.04 (iso). Gravei em um CD. Coloquei no notebook para dar o boot, mas diferentemente do tutorial, aqui ele rodou direto pelo live cd e não apareceu em nenhuma vez a opção para instalar. Pode me ajudar?

    • Se não apareceu você pode procurar um ícone “Instalar Ubuntu” que geralmente fica no desktop. Ele executará a instalação.

  4. Muito bom o tutorial.
    Mas estou com um problema.
    Quando escolho para instalar o ubuntu ao ao lado do windows, o pc reinicia.
    Será que estou a fazer alguma coisa mal?

    • Valeu 🙂
      Somente nesse ponto que acontece isso? Em outros momentos ele trava de alguma forma?

  5. Eu instalei tudo certinho, mas na hora de ligar o PC ele liga direto no Windows… Se eu coloco o pen drive ele boota no ubuntu e funciona de boa, mas sem o pen drive nao da pra escolher qual sistema eu quero usar

    • Olá Kennedy!

      Estranho.. não conheço este erro, mas o que me vem a cabeça é se você lembrou de desfragmentar seu disco antes de formatar. Algum erro neste processo poderia ter corrompido sua partição com Windows. Mas pelo que andei pesquisando, a pasta prefech armazena arquivos que podem ser deletados. Uma solução apontada foi utilizar o CHKDISK para reparar (veja bem, não formatar) o seu sistema.

  6. Se caso depois futuramente eu quiser retirar o ubuntu como faço e com isso vai trazer algum problemas aos meus arquivos q estão no windows.

    • Não vai afetar seu arquivos do windows não Paulo. Para removê-lo basta excuir a partição do ubuntu.

  7. Eu tive o mesmo problema, eu instalei normalmente igual nos passos mais quando ligo ou melhor reinicio igual diz no ultimo passo o pc liga direto no windows 7…Pior que não aparece nas minhas propriedades do computador que tem outro sistema operacional instalado,so que meu hd agora ficou menor, tipo não to usando o ubuntu 12.10 mas meu hd perdeu cerca de 120GB :/…preciso de ajuda, help..Tentei instalar de novo mais so perdi mais ainda hd e continuou na mesma..Mais uma duvida, como se faz para desistalar?

    • Então, tenta fazer o processo tudo de novo, desde o início. E nele seleciona essa partição de 120GB que você criou.
      Caso isso não dê certo e queira remover o Ubuntu, inicie pelo live cd e abra o programa GParted, exclua a partição do Ubuntu, então redimensione a do Windows para o tamanho máximo. Lembre-se de desfragmentar a partição do Windows antes.

  8. valeu*
    pois então na hora que eu aperto pra reiniciar agora, o computador reinicia com o windows seven normalmente e mesmo quando eu desligo não aparece qual sistema operacional eu pretendo iniciar.

  9. Galera estou querendo migrar para linux, mas ainda não tenho nenhums experiência nele e gostaria da ajuda de vocês, mas preciso do meu windows com os photoshops e gotararia de usar a versão 10.4 lts pois parece que tem mais correções para ele já que o 12 já são mais novos…que sugerem?
    backtrack? tenho uma versão anounymous também mas esse fiquei com receio de mexer como sou noob não sei direito se pode conter virus, pois li em uma nota e desencanei dele.

    • Olá Sergio! Além do Photoshop quais são os programas que você utiliza no seu dia-a-dia? Sabendo disso podemos te ajudar melhor. E quanto a essas distribuições que você citou e não recomendo, primeiro por serem mais complexas e experimentais, até. Para você que está começando boas opções são o Ubuntu ou o Linux Mint, que são bem mais amigáveis.
      E, por exemplo, você citou o Photoshop, dependendo para que você o utiliza, o GIMP pode substituí-lo tranquilamente.

  10. Olá Amigo “Linuxer” eu sou um iniciante no S.O. “pinguim” tenho em máquinas virtuais e instalei em dual boot com o windows 7, o Ubuntu 12.04, no menu de dual boot aparecem as opções de boot em letras muito pequenas, pesquisei e so consegui instruções de como alterar a ordem de boot do seven e o ubuntu… talvez possa me ajudar ou indicar o forum apropriado.
    Muito obrigado e Parabéns pelo tutorial!

  11. Boa noite, eu tenho um caso diferente, estou usando o Ubuntu 12.04 LTS precise pangolin, e, preciso instalar o Windows Xp ao lado, apenas para utilizar algumas aplicações. Sei que posso virtualizar, ou usar o Wine, mas, prefiro usar o hardware completo. Sabe como posso fazer isso?

    • Olá Gustavo!

      Infelizmente, quando você instala o Windows, mesmo que em uma partição específica, ele vai sobrescrever seu gerenciador de inicialização (GRUB) e seu Ubuntu ficará inacessível. Eu pessoalmente recomendaria instalar o Windows primeiro e depois o Ubuntu, para evitar dores de cabeça 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s